quinta-feira, 11 de março de 2010

Leminsky... Via Poesia...Voz e Flauta na Poesia de Paulo Leminski


VIA POESIA
Recital de Poesia – Paulo Leminsky
Dia 15/03/2010 - segunda-feira - Local: SESC-ITAJAÍ
Horário: 23h

Sobre o poeta Paulo Leminsky


Paulo Leminski Filho (24/08/1944 – 07/06/1989), poeta, prosista, escritor, letrista, músico, tradutor, ex-hippie, professor de História e Redação e professor de judô, (ufa!) era filho de Paulo Leminski e Áurea Pereira Mendes, e é um dos mais originais e criativos poetas brasileiros.
Tinha um estilo próprio de escrever, com poesias breves e sucintas, algumas são trocadilhos. Também publicou haicais (forma de poesia japonesa composta de três versos, com cinco, sete e cinco sílabas).

amar é um elo
entre o azul
e o amarelo

Sempre ligado, de alguma forma, à arte, casou-se aos dezessete anos com Neiva Maria de Sousa, artista plástica e desenhista. O casamento durou seis anos, sem filhos. No mesmo ano em que se separou, começou a namorar Alice Ruiz, poetisa com quem viveu vinte anos e incentivou a escrever. Os dois, inclusive, moraram um ano com a ex-esposa de Leminski e o namorado dela. Tiveram três filhos: Miguel Ângelo, Áurea e Estrela. Separaram-se em 1987.


ERRA UMA VEZ
nunca cometo o mesmo erro
duas vezes
já cometo duas três
quatro cinco seis
até esse erro aprender
que só o erro tem vez

Publicou textos em revistas e também trabalhou como redator publicitário e diretor de criação. E deu aulas em cursinhos pré-vestibulares.
sossegue coração
ainda não é agora
a confusão prossegue
sonhos afora

calma calma
logo mais a gente goza
perto do osso
a carne é mais gostosa

Além de poeta e escritor, Leminski também compunha. Sua música Verdura foi gravada por Caetano Veloso, em 1981, no disco Outras Palavras e fez parcerias musicais com Moraes Moreira, Zeca Barreto, Fred Góes, Arnaldo Antunes, Ivo Rodrigues e outros.

Traduziu alguns livros, como o Um Atrapalho no Trabalho, de John Lennon e Pergunte ao Pó, de John Fante e publicou algumas biografias, como Cruz e Souza; Leon Trotski: a Paixão Segundo a Revolução; e Matsuó Bashô (escritor e poeta japonês, que codificou o haicai japonês, estilo de escrita de Leminski). Também publicou dois livros infanto-juvenis: Guerra Dentro da Gente e A Lua Foi ao Cinema.

Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.

Paulo Leminski Filho morreu de forma inesperada aos 45 anos, em conseqüência do alcoolismo. Viveu nos últimos meses de vida com Berenice Mendes, cineasta. Em sua homenagem foi criado a Pedreira Paulo Leminski, onde tem um palco ao ar livre e o Espaço Cultural Paulo Leminski, no Parque das Pedreiras, em Curitiba. O espaço reúne fotos, obras expostas e histórias do poeta.
AMOR BASTANTE
quando eu vi você
tive uma idéia brilhante
foi como se eu olhasse
de dentro de um diamante
e meu olho ganhasse
mil faces num só instante
basta um instante
e você tem amor bastante

Via Poesia
Curadoria de poesia de Carlos Henrique Schroeder
Escritor e editor residente em Jaraguá do Sul
“Os vinte e um poemas selecionados foram escolhidos pela sonoridade, mas, sobretudo pela simplicidade que deslumbra, e abre um abismo aos pés do leitor.”

performance poética - Cláudia Regina Telles
poeta, performer e artista visual, desde 1996 realiza performances poéticas com temas variados e em repertório tem performances de vários poetas catarinenses, brasileiros e estrangeiros...
 
ambientação sonora - Marcelo Azeredo
músico instrumentista (flauta transversal) e compositor da Trupe Sonora Casa de Orates http://www.casadeorates.com.br

Sobre a performance
A performance poética que farei adentrar no universo poético de Leminsky. E através da musicalidade dos seus próprios poemas, recriar com a voz e a ambientação sonora as brincadeiras para o ouvido que o poeta inventou.
Dar corporalidade aos poemas, encarná-los no que tem de mais humano.
O humor e a ironia dos poemas de Leminsky, a sensibilidade para capturar a poesia pelas asas nas “cotididianidades” e nas “humanidades”, traduzi-las em palavras, tornando o afeto, o patético, o grotesco, o pensamento, o insignificante ou grandioso em poesia...
O mais você terá que vir para presenciar...

Cláudia Regina Telles
Ateliê Clara Lua Cheia
(47) 91594220/claraluacheia@yahoo.com.br
blog http://www.cláudiareginatelles.blogspot.com/
Blog http://www.escritasfemininas.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário