quarta-feira, 27 de maio de 2009

Exposição Cartografias promove um encontro com a arte



Inicialmente os alunos do primeiro ano do Ensino Médio da escola Pedro Paulo Philippi, de Itajaí, Santa Catarina, chegaram meio desconcertados ao saguão da Prefeitura Municipal. Eles paravam em frente às obras da exposição Cartografias e não entendiam muito bem qual a proposta da artista Cláudia Regina Telles. Lupas dependuradas nas paredes e vários mapas não muito familiares recheados de palavras. Até que Cláudia se apresenta e promove um encontro com a arte.

Na noite de terça-feira, 26/05, os alunos de geografia e artes que fazem parte do projeto Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), participaram de uma aula de campo com a professora de artes, Jussara Malburg. Eles visitaram a exposição “Cartografias”, composta por série de obras da artista Cláudia Regina Telles. A mistura de literatura e artes plásticas a primeira impressão provocou estranhamento, mas conforme Cláudia foi explicando os seus processos construtivos, que são reflexos de sua própria inquietude existencial, “tudo foi ficando mais claro”, como diz o estudante e motorista, Reginaldo Reymond.

Cláudia possui formação acadêmica em letras e artes cênicas, mas mostrou que é uma artista completa. Seu conhecimento e sensibilidade em tentar transpor ao papel poesia em desenho emocionou os alunos. Como muitos estudantes fazem a disciplina de geografia, eles viram através das cartografias um pouco das primeiras experiências de produção de mapas, narradas pelos navegadores aos escritores e desenhistas que ficavam em terra. Ou seja, muitas pessoas que produziam os mapas jamais tinham estado no local que desenhavam e a imaginação florescia nos desenhos. Esta é uma das percepções de Cláudia sobre sua obra.

Para a aluna e comerciante Lenir Lígia, a partir do bate-papo com a artista ela pode observar a exposição de outra forma. “Tudo no início parecia um monte de letrinhas na parede, mas quando ela falou da proposta, dos sentimentos transferidos para o papel tudo foi sendo esclarecido”. Cláudia afirmou que a cartografia funciona como uma descoberta de si mesmo e que é preciso observar com lupa, como um segundo olho, atento, para ver profundamente tudo que cada pessoa nos seus traçdos.

Em uma conversa informal Cláudia falou sobre a arte contemporânea e citou o alemão Joseph Beuys, um dos mais influentes artistas europeus na segunda metade do século XX. Assim como a artista catarinense, Beuys trabalhou diversas técnicas e suportes, incluindo escultura, performance, vídeo e instalação. São dele as frases: "Toda a gente é um artista", "Libertar as pessoas é o objetivo da arte, portanto a arte para mim é a ciência da liberdade" e "Tornai os segredos produtivos". Assim como Cláudia Regina Telles, todos os presentes puderem se sentir artistas também. Ela encerrou o encontro com a música “Caçador de mim”, imortalizada na voz de Milton Nascimento, mas composta por Luís Carlos Sá e Sérgio Magrão.

Últimos dias da exposição

Na próxima quinta-feira, 28/05, às 19h30min, outro encontro como este deve acontecer e vai contar ainda com a participação da artista e arte educadora Rosane Martins Fernandes. Será discutido o tema “Pesquisa de Materiais nas Poéticas Contemporâneas”. Ao final de todos os encontros será disponibilizado um certificado de participação de oito horas.

Hoje, quarta-feira, 27, às 19h acontece a exibição do documentário “O Mistério de Picasso”, do diretor Henri Georges Clouzot. O filme apresenta o processo criativo de Picasso na década de 50. Esta película faz parte do tesouro nacional do governo francês devido ao teor de sua obra, pois todas as ilustrações realizadas pelo artista durante as filmagens foram destruídas logo após o término das gravações.

Mais informações sobre a exposição Cartografias
Segundo a artista Cláudia Regina Telles seus trabalhos são “frutos do processo investigativo sobre o desenho, o manuscrito, o traço, o espaço, a escritura, assim como o uso da palavra, da linguagem poética, seus contornos, melindres e sutilezas”.

A exposição Cartografias é composta por séries de obras de diversos tamanhos e suportes, elas foram realizadas entre 2007 e 2009. São poemas de escrita fluída, ou seja, composições poéticas ou de natureza psicológica. As palavras não necessitam de narrativa linear, mas são transcritas em forma de desenho e remetem à imagens de mapas. Para compor as obras foram utilizados diversos materiais, como telas, tecido, papel cartão e até a própria parede da galeria.

A idéia da exposição se consolidou com a obra “Cartografia” produzida especificamente para a mostra Pretexto Arte Contemporânea do Sesc, realizada entre os dias 07 e 30 de abril na prefeitura. Esta cartografia desenho/instalação contém três metros quadrados, foi composta diretamente no painel/parede da estrutura. “Este trabalho é único, tem caráter performático, efêmero e só existe naquele espaço”, completa Cláudia. Todas as obras podem ser conferidas até o dia 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 18h no Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí. A exposição conta com apoio da Fundação Cultural de Itajaí.
Serviço
O quê: Programação especial da exposição “Cartografias” da artista Cláudia Regina Telles
Quando: de 25 à 28 de maio (segunda à quinta-feira), a partir das 19h30min. Na quarta-feira o horário previsto é 19h.
Onde: Átrio do Paço da Prefeitura Municipal de Itajaí - Rua: Alberto Werner, 100 - Vila Operária - Itajaí/SC
Período de visitação: de 14 até 29 de maio de 2009, de segunda à sexta-feira, entre 8h e 21h

Informações e agendamento de escolas e grupos
Contato: Ateliê Clara Lua Cheia - (47) 3248-2184 ou 9159-4220
e-mail - claraluacheia@yahoo.com.br

Fotos: Cláudia Regina Telles e Simone Castro
Texto: Simone Castro
Jornalista - DRT SC 03440 JP
Fones: (47) 8422-6733 e (47) 3344-0191
E-mail e MSN: simonecastro81@gmail.com

Um comentário:

  1. Que legal Claudia, achei maravilhosa a iniciativa...a tua cara aliás! Um grande Beijo
    Daniela Albuquerque

    ResponderExcluir